domingo, 3 de junho de 2012

Ponte em SP é implodida para abrir caminho para hidrovia


Parte dos vãos da ponte da SP-333 (rodovia Dr. Mário Gentil), em Pongaí (SP), foi implodida na tarde deste sábado (02/06) para ampliar o canal de navegação do rio Tietê. A obra, que custou R$ 27 milhões, integra o Programa de Modernização e Ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) e foi iniciada ainda em 2010, com a construção de uma ponte metálica que substituirá a parte implodida.
Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a nova hidrovia será "imbatível". "Para longas distâncias, acima de 400 km, a hidrovia é imbatível. Não polui, o custo é menor e evita acidentes. Nós queremos que a hidrovia Tietê-Paraná seja a mais importante da América latina", afirmou o governador, que esteve no local acompanhando a implosão.
A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No dia 25 de maio, o tráfego foi interrompido para que a ponte metálica que substituirá parte da antiga fosse embarcada e içada para o local. A nova estrutura tem 120 m de extensão e será deslocada para os pilares externos da área implodida hoje, triplicando, dessa forma, o vão de navegação. Segundo o governo do Estado, o DER ainda fará ajustes nas juntas de dilatação e provas de carga da nova ponte. A abertura ao tráfego de veículos acontecerá no dia 25 de junho.
"Foi utilizado um novo método de engenharia. Antigamente era preciso interditar a ponte por seis meses, e agora em 15 dias vai ser liberada para o tráfego. Hoje, a barcaça para e leva uma hora e meia para passar em baixo da ponte. Agora, vai passar direto", disse Alckmin. A ampliação dos vãos da ponte da SP-333 permitirá a passagem de composições de até quatro barcaças e agilizará o tempo de viagem das embarcações em até duas horas. Segundo o governo, os custos com transportes serão reduzidos em cerca de 20%.
A obra integra o investimento de R$ 1,7 bilhão anunciado pelo governo do Estado por meio de convênio com o governo federal para modernizar e ampliar a navegação na hidrovia Tietê-Paraná no trecho paulista. Desse montante, R$ 900 milhões são provenientes do PAC 2 e R$ 800 milhões são do governo de São Paulo.
O pacote de intervenções permitirá a atração de cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a Tietê-Paraná. Em 2011, a hidrovia movimentou 5,8 milhões de toneladas de cargas como milho, soja, óleo, madeira, carvão e adubo. De acordo com o governo do Estado, além da ponte da SP-333, as pontes da SP-425 (entre Barbosa e José Bonifácio), da Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras) e da SP-595 (Ilha Solteira, Pereira Barreto) também terão os vãos ampliados e protegidos para evitar choques com embarcações.
Assista o video do momento da implosão da ponte.
Fonte: portal Terra.

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